Proposta de Fortalecimento da Vida Comunitária e Formativa no Seminário
Para Vossa Excelência Reverendíssima Dom Emanuel Gomes:
Com espírito de comunhão, reverência e zelo pastoral, nós, Cônego Igor Rafael Bezerra da Silva, reitor do seminário, e Cônego Micael Dorneles, vice-reitor, dirigimo-nos respeitosamente a Vossa Excelência Reverendíssima para submeter à sua paterna apreciação uma proposta que nasceu de nossos diálogos fraternos e da observação atenta das necessidades e anseios dos nossos seminaristas.
Sabemos que o tempo do seminário é uma etapa sagrada de discernimento, enraizamento espiritual e amadurecimento humano. Por isso, sentimos o chamado de, com fidelidade à missão que nos foi confiada, promover meios que tornem esse tempo ainda mais fecundo, encarnado e inspirador para aqueles que se preparam para o sacerdócio de Cristo.
A proposta consiste em fortalecer a vida comunitária e formativa do nosso seminário com algumas iniciativas simples, porém profundamente significativas:
-
Audiências semanais com os seminaristas, como oportunidade de escuta, orientação e direção espiritual individual. Desejamos que cada formando possa sentir-se acolhido e acompanhado de forma pessoal, em suas angústias, dúvidas, alegrias e decisões;
-
Jantares comunitários festivos e temáticos, organizados em datas especiais — como aniversários, memória dos padroeiros, festas litúrgicas ou início e encerramento de ciclos formativos — com momentos de partilha, recreação e alegria fraterna;
-
Reuniões formativas mensais, com temas previamente escolhidos pelos seminaristas ou propostos pela equipe formativa, sempre conduzidas com abertura ao diálogo e em comunhão com o Magistério e a espiritualidade da Igreja;
-
Momentos de animação e convivência, que envolvam dinâmicas, gincanas, rodas de conversa, expressões artísticas ou recreações moderadas, visando promover a alegria sadia da vocação vivida em comunidade;
-
Celebrações litúrgicas mais vivenciadas, com preparação interior, música adequada e incentivo à plena, consciente e frutuosa participação dos seminaristas, para que se nutra neles o amor à Sagrada Liturgia, fonte de toda espiritualidade sacerdotal.
Em espírito de inovação pastoral e fidelidade à realidade atual dos jovens, unimos a essas iniciativas uma proposta complementar: a de instituirmos um “dia de imersão vocacional” dentro do ambiente virtual do jogo, no qual os seminaristas possam viver, mesmo que digitalmente, a rotina de um seminário tradicional: oração comunitária, Missa, refeições em comum, estudo, silêncio, convivência fraterna, obediência aos horários e compromissos.
Embora simples, essa proposta virtual visa a educar o coração dos jovens para a disciplina interior, o valor da rotina espiritual, a importância da vida comunitária e a beleza de seguir Cristo com generosidade e constância. Muitos jovens se aproximam do chamado sacerdotal justamente por esse canal, e queremos oferecer-lhes uma experiência de vivência concreta da vocação, mesmo que dentro de um meio novo.
Reconhecemos que tudo isso só fará sentido e será frutuoso se estiver em comunhão com a autoridade e discernimento de Vossa Excelência Reverendíssima, a quem, com respeito e amor filial, submetemos esta proposta com total docilidade e abertura para adaptações, correções e orientações.
Unidos ao Coração Eucarístico de Jesus e sob a maternal proteção da Santíssima Virgem Maria, rogamos a Deus que continue a abençoar ricamente o ministério episcopal de Vossa Excelência, e que esta iniciativa, se aprovada, possa ser instrumento de graça na vida dos futuros sacerdotes de nossa Igreja.
Com filial obediência e profunda estima em Cristo,
Cônego Igor Rafael Bezerra da Silva
Reitor do Seminário
Cônego Micael Dorneles
Vice-reitor do Seminário
18 de Julho de 2025.