LIVRETO CELEBRATIVO
Após um momento de silêncio:
No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:
“assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.
— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções. ℟.
— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! ℟.
— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria. ℟.
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
NOVEVA – 2º Dia
INVOCAÇÃO INICIAL
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
℣.: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
℟. Sede o nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio.
ORAÇÃO INICIAL
Gloriosíssimo São Miguel Arcanjo, defensor fiel do povo de Deus, hoje nos reunimos diante do Senhor para continuar esta novena em vosso louvor. Vós que sois o príncipe da milícia celeste, protegei-nos de todo mal e conduzi-nos sempre ao caminho da obediência e da santidade. Intercedei por nós, para que, iluminados pela graça do Espírito Santo, sejamos perseverantes na fé, firmes na esperança e ardorosos na caridade. Que, a vosso exemplo, busquemos sempre a glória de Deus e a salvação das almas. Por Cristo Nosso Senhor.
℣.: Amém.
LEITURA BÍBLICA
“Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” (Mt 5,10-12)
LADAINHA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo de Deus, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio nas adversidades, rogai por nós.
São Miguel, nosso defensor na hora da morte, rogai por nós.
ORAÇÃO FINAL
São Miguel Arcanjo, defensor da Igreja e guardião das almas, protegei-nos no combate contra o mal, fortalecei nossa fé e conduzi-nos sempre pelos caminhos da justiça e da santidade. Por Cristo Nosso Senhor.
℣.: Amém.
CONSAGRAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO
Ó príncipe nobilíssimo dos anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço; ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence debaixo da vossa poderosíssima proteção.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória em honra de São Miguel Arcanjo.
℣.: São Miguel Arcanjo,
℟. Defendei-nos no combate